Como entrar em contato com o Ministério do Trabalho

Você deseja saber como entrar em contato com o Ministério do Trabalho, a fim de solicitar o seguro-desemprego, ou, demais informações sobre a sua situação laboral? Confira aqui neste artigo, quais os números de telefone e como acessar o portal do Governo Federal para consultas.

Entrar em contato com o Ministério do Trabalho

No governo do presidente Jair Bolsonaro, ocorreu uma mudança que mudou excluiu o ministério do trabalho, deixando o ministério da economia responsável pelas informações laborais e serviços relacionados ao trabalhador, bem como, o acompanhamento de benefícios para registrados em CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Portal de serviço Governo Federal

Atualmente, para buscar informações relacionadas ao seu histórico de trabalho registrado em carteira, benefícios e outros, o trabalhador deve acessar o portal de serviço do Governo Federal, ou, realizar uma ligação para o canal de atendimento Alô Trabalho.

Ao acessar o portal para entrar em contato com o Ministério do Trabalho, você irá se deparar com um Menu, no qual deve selecionar o ícone e opção “trabalhador”, em seguida, será carregada uma nova aba com todos os serviços disponíveis:

  • Seguro Desemprego
  • Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS
  • Fundo de Amparo ao Trabalhador
  • Carteira de Trabalho online
  • Abono Salarial – PIS
  • Entre outros.

Para consultar informações é importante ter em mãos o número do PIS/PASEP, CPF, Carteira de Trabalho e RG, pois dependo do serviço, alguns desses dados podem ser solicitados.

Ao selecionar o serviço, aparecem as opções, como exemplo, acompanhamento de solicitação do seguro, suspensão ou cancelamento, etc.

Caso deseje solicitar dados como saldo de benefício, solicitar benefícios, comprovantes, entre outros, será necessário efetuar um cadastro no portal do governo, pois ele é essencial para conseguir realizar estes serviços através da internet.

entrar em contato com o ministerio do trabalho

Confira também: Assessoria e Consultoria em Comércio Exterior Targetxpo

Como se cadastrar no portal do Governo Federal

Você ainda não tem um login de acesso para acessar suas informações laborais no portal do Governo Federal? Para isso, basta acessar este link, selecionar a opção “cadastrar-se”, selecione o método de cadastro que prefere, em seguida, informe os dados solicitados, valide-os, habilite o cadastro e cadastre a sua senha.

Não se preocupe, o processo é bem simples e intuitivo, pois a cada etapa que informa os dados, o próprio site te dá informações para seguir adiante até o término do cadastro. Em seguida, você poderá entrar em contato com o Ministério do Trabalho.

Formulário para entrar em Contato com o Ministério do Trabalho

Você pode entrar em contato com o Ministério do Trabalho através de um formulário disponibilizado no portal da economia. Acesse este link, preencha os campos com os dados solicitados e envie sua mensagem, será informado a seguir um prazo de retorno.

Alô Trabalho – Número do Ministério do trabalho (Economia)

Através do número de telefone 158, você pode obter informações sobre o acompanhamento e solicitação de benefícios, leis trabalhistas, postos de atendimento presenciais, agendamento de atendimento, entre outros.

A ligação é gratuita quando realizadas de telefone fixo, a partir de celular é cobrada uma taxa equivalente ao custo de ligação local.

entrar em contato com o ministerio do trabalho

Ouvidoria do Ministério da economia

O serviço de ouvidoria é destinado para reclamações, elogios, solicitações que precisam de providência, sugestões e denúncias por atendimento ruim, etc.

Você pode entrar em contato e registrar sua manifestação através de um formulário online, ou, pelo número de telefone 0800 702 1111 (das 8:00 às 20:00 horas de segunda a sexta).

Ao se manifestar pela internet no Fala.BR, você deverá realizar um cadastro para receber um número e código de acesso. Em seguida, informe o órgão público para qual a reclamação deve ser enviada.

Deixe um comentário

shares